BLOG

Animação marca festa junina do Espaço Ativo

02 de julho de 2019

A noite do dia 18/06 foi de muita alegria e forró pé de serra durante a festa de São João organizada pelo Espaço Ativo, realizada na AEASE. O salão ficou cheio de idosos e familiares, que se divertiram dançando quadrilha, jogando bingo e comendo muitas comidas típicas.

 

Segundo a geriatra Juliana Santana, a confraternização junina é muito importante para integração entre idosos e familiares. “Essa festa é especial porque é um momento que os idosos têm uma oportunidade de participar da festa de São João, junto com os colegas, com os familiares e com a equipe do Espaço. Percebemos que muitos, se não tivessem essa festa aqui, talvez não participassem de uma festa junina, então eles esperam por esse momento”, destacou.

 

A especialista também ressaltou que a equipe de terapia ocupacional todo ano prepara os idosos para participarem da quadrilha e para que possam mostrar aos familiares o trabalho que vem sendo desenvolvido.

 

Para Luciana Santana da Silva, filha de um dos idosos que frequentam a clínica, o acolhimento da equipe no dia a dia é um diferencial. “Meu pai frequenta o Espaço há cinco anos e sempre participamos não só do São João, mas de todas as festas organizadas por eles. O ambiente é bom, os profissionais são acolhedores, fazem a integração entre todos e os idosos interagem e se divertem. Para os familiares é ótimo, porque nas festas os idosos se sentem sem limitações, integrados, é uma festa para todos”.

 

Outro familiar que elogiou muito a organização da festa foi Elizete Pinheiro Fraga. “Minha mãe participa há dois anos e eu acho iniciativas com estas muito importantes, pois estreita a relação dos idosos com os amigos, profissionais e familiares. Além de não deixar o momento dessa festa tão linda que é o São João passar em branco para eles, estamos todos aqui para prestigiá-la e ela se sente importante. Minha mãe estava ansiosa em vir para a festa e toda a família acabou se envolvendo para arrumá-la a caráter. É uma troca de papéis, no passado ela nos arrumava para levar nas festas juninas e hoje estamos aqui para aproveitar a festa dela”, lembrou.

 

Parada em um canto do salão, dona Edna Maria, não cansava de admirar o pai dançando animado. Ela também destacou a importância do evento para a autoestima dos idosos e contou que o pai estava esperando ansioso pelo evento.

 

O clima junino estava presente na decoração, na barraca do beijo, mas principalmente nos adereços e roupas dos idosos, que fizeram questão de se vestirem a caráter. Dona Carmelita Mendes da Silva, estava vestida de Rainha do Milho, e contou que estava se divertindo muito e animada para dançar quadrilha.

 

Quem também aproveitou a oportunidade para ousar na indumentária, foi dona Maria Lígia Maynard Garcez Silva, que chamava atenção transbordando sua alegria pelo salão. “Adoro as festas daqui, trago minha família, reencontro outras turmas e aproveito para fazer mais amizades. Vim para dançar muito e me divertir”, afirmou.

 

Dona Terezinha Andrade Macedo, que frequenta o Espaço Ativo há três anos, estava animada e aproveitou a oportunidade para levar uma amiga. “Sempre que posso participo das festas, acho muito bom. Hoje mesmo trouxe uma amiga, e esse tipo de confraternização é importante, pois muitos estariam em casa sem fazer nada ou dormindo e aqui tem a oportunidade de sair da rotina. No Espaço Ativo nós aprendemos a melhorar nossa autoestima, nossa autonomia, nos sentimos mais vivos. Já levei algumas amigas para lá e elas tiveram uma melhora na qualidade de vida e essas confraternizações servem para acolher ainda mais”.